Google apresenta Chromecast

Google Chromecast

Muitos de nós estamos já habituados aos pequenos ecrãs que foram entrando na nossa vida. Computadores portáteis, tablets ou smartphones são dispositivos normais em muitos lares. Neles assistimos aos nossos vídeos preferidos, relembramos os melhores momentos registados em fotos ou simplesmente pesquisamos as últimas novidades em temas do nosso interesse.

No entanto, o maior ecrã de lá de casa continua a ser a televisão da sala onde toda a família se reúne tal como antigamente. A forma como vemos televisão tem evoluído bastante nos últimos tempos com novos serviços disponibilizados pelas operadoras que colocam na mão do utilizador mais interatividade e mais controle sobre aquilo que quer ver.

Os computadores e dispositivos móveis têm crescido constantemente em popularidade, principalmente pelo facto de ser o utilizar a comandar o que quer ver e fazer. A Google sabe disso e encontrou em Chromecast a ferramenta perfeita para transferir toda essa interatividade e funcionalidade para o maior ecrã da nossa casa - a TV.


Google Chromecast

Utilize-o com os dispositivos que já tem em casa


Chromecast é um pequeno dispositivo em tudo semelhante a uma Pen USB, que se liga a uma saída HDMI do seu televisor de alta definição (HD) e permite-lhe usar o seu smartphone, tablet ou computador portátil como transmissor de conteúdos para o ecrã do seu televisor, através da rede WiFi da sua casa.

Funcionamento Google Chromecast

Uma vez configurada a ligação, poderá usar o seu telemóvel, tablet ou portátil para transmitir os conteúdos na sua televisão, parar e continuar a emissão, controlar o volume, entre outras funções, tornando assim o seu dispositivo num controlo remoto. Mas ao contrário de outras soluções de streaming, poderá continuar a executar outras tarefas como consultar o seu email ou navegar na internet, enquanto todos podem apreciar a transmissão no ecrã da televisão. Neste vídeo pode vê-lo em ação.

Como transmitir conteúdos com o Google Chromecast

Chromecast funciona com:

  • Tablets Android
  • Smartphones Android
  • iPhone
  • iPad
  • Chrome para Mac
  • Chrome para Windows
  • outros dispositivos brevemente...


O seu Browser na TV


Para além de aplicações específicas que estarão preparadas para transmitir com o Chromecast como o YouTube ou o Google Play por exemplo, também poderá trazer o conteúdo do seu browser para o ecrã da televisão graças a uma extensão do browser Chrome (se ainda não utiliza este browser sugiro que o faça).



Esta funcionalidade abre a porta a diversas utilizações como partilhar as suas fotos com a família, visualizar uma apresentação ou qualquer outro documento do Google Drive ou ver as novidades dos seus blogues preferidos com o conforto do ecrã do seu televisor. Tudo isto com um clique num botão!


Facilidade de Utilização


A grande vantagem deste dispositivo é a sua simplicidade, uma vez que não terá que aprender nada de novo e poderá utilizar com os aparelhos que já utiliza no seu dia-a-dia, como a televisão, ou seu smartphone ou portátil.

O preço é também uma agradável surpresa - Chromecast está à venda na loja Google Play por apenas $35 nos Estados Unidos. Ainda não se encontra à venda em Portugal, o que deverá acontecer em breve.

0 comentários:

Enviar um comentário