Transforme o seu Blog num Negócio

Transforme o seu Blog num Negócio

Se tem um blog, certamente já se questionou se poderia ganhar dinheiro com ele. Uma das principais motivações dos bloggers é o gosto pela escrita, e quando escrevemos sobre algo que verdadeiramente gostamos, isso reflete-se no nosso trabalho. E porque não fazer disso uma atividade lucrativa? Aqui encontrará alguns conselhos para transformar a sua paixão e o seu blog num negócio lucrativo.

Existem essencialmente três passos iniciais para ter um blog de sucesso e com potencial de fonte de rendimento:

  • Descubra a sua paixão;
  • Descubra o seu nicho;
  • Angarie tráfego para o seu blog.


Descubra a sua paixão


O gosto pela escrita não é suficiente para manter um blog ativo e interessante para quem o lê. É igualmente importante escrever sobre algo que gosta. O facto de ser uma mãe a tempo inteiro por exemplo, não significa que terá que ter um blog sobre parentalidade. Deve escrever sobre aquilo que o apaixona. O que é que mais gosta de ler e escrever? Por exemplo, se é a mãe mais bem vestido do bairro e vibra com as últimas tendências, então é sobre moda que provavelmente deverá escrever, em vez da vida quotidiana de uma dona de casa.


Qual é o seu nicho?


Uma vez identificada a sua paixão, precisa de encontrar um nicho. Não é suficiente dizer que é um blogger de moda. O ideal será encontrar uma identidade que o faça destacar dos demais. Por exemplo, pode utilizar o seu telemóvel para fotografar pessoas, os seus looks e escrever sobre tendências em street fashion. Se vai escrever sobre educação em casa, escolha uma especialidade como por exemplo projetos de ciência e matemática. Aquilo que o torna único, é a forma perfeita de se apresentar como blogger.


Angarie tráfego para o seu blog


Não interessa se tem blog com excelentes conteúdos, se ninguém o visita e comenta. Para além da boa escrita, o seu blog precisa de uma aparência atraente. Investir num tema personalizado e criar um logotipo adaptado ao seu nicho pode ser uma boa ideia. Um blog apelativo a nível gráfico é um blog com mais potencial de envolver os seus leitores e fazer com que voltem mais tarde. Uma vez criado o tema para o blog, terá que fazer com que seja fácil de ler. Tire algum tempo para personalizar e afinar a aparência de cada elemento do blog, de forma a deixá-lo limpo e agradável de ler. Evite os parágrafos longos, use imagens para separar a estrutura dos textos e tenha atenção à ortografia. Desta forma, vai facilitar a leitura e deixá-lo melhor preparado para ser interpretado pelos motores de busca, como o Google.

Assim que tiver a parte gráfica do seu blog pronta, é hora de começar a publicitá-lo. Pode usar as redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest para promover organicamente os seus conteúdos ou pode usar publicidade paga em serviços como o Google AdWords e o Facebook Ads.

Esta é uma breve visão geral para dar início ao seu blog com um negócio. Acima de tudo, terá que ter sempre em mente que o objetivo é partilhar algo que o seu leitor-alvo tenha interesse em consumir, que vá resolver algum problema deste, ou que vai de certa forma captar a sua atenção.

0 comentários:

Enviar um comentário