6 Razões para Criar um Blog

6 Razões para Criar um Blog

Os blogs tornaram-se uma parte importante da vida das gerações mais recentes. As pessoas continuam a ler livros, mas para muitos não resistem em aprender coisas novas online. Os blogs dão às pessoas uma oportunidade de partilhar o seu conhecimento e experiência com os outros.

Por outro, está extremamente na moda ter o seu próprio blog, onde pode expor os seus pensamentos e publicar artigos que servirão de inspiração e motivação para muitas outras pessoas. Veja como ter um blog pode ser benéfico para si!


1. Melhore a vida de alguém


Todos temos áreas de conhecimento que dominámos e onde nos destacamos. Partilhe esse seu conhecimento com o resto do mundo! Muitas pessoas não têm acesso a profissionais qualificados ou a material informativo, e vão à procura de respostas na internet. Ao publicar artigos sobre um determinado tema sistematicamente, estes acabarão pode ser lidos por dezenas (ou milhares) de pessoas para quem essa informação pode ser valiosa.


2. Desenvolva a sua autodisciplina


Manter um blog ativo, obriga-nos a desenvolver a nossa própria autodisciplina. Se pretende construir um blog de sucesso, deverá escrever, editar e publicar artigos ou outros conteúdos de forma sistemática ao longo do tempo. Para além disso, deverá interagir com os leitores que fazem comentários tanto no blog como nas redes sociais associadas. Para manter o blog, terá que aprender a gerir bem o seu tempo e evitar a preguiça e a procrastinação.


3. Aumente a sua visibilidade


Muitos bloggers saíram do anonimato devido à sua presença online. Um blog serve também para se promover a si próprio e posicionar-se como especialista nas áreas que aborda, aos olhos dos seus leitores. Isso pode trazer algumas oportunidades para a sua carreira! Mas lembre-se que a popularidade, também traz consigo a responsabilidade. À medida que aumentam as visitas, aumenta o número de pessoas que vão ler os seus artigos e os seus conselhos.


4. É uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal


Outro motivo para começar um blog são os benefícios que terá a nível do seu desenvolvimento pessoal e não só. Enquanto está a dar os primeiros passos, terá inevitavelmente que aprender noções básicas sobre os blogs, domínios, alojamento, configuração, etc. À medida que vai desenvolvendo o blog também vai adquirindo conhecimentos em novas tecnologias, tendências e estratégias de marketing. O contacto com os leitores também lhe dará novas aptidões a nível da comunicação.


5. O seu blog pode se tornar numa fonte de rendimento


Se olhar para esta atividade com seriedade e publicar conteúdos relevantes regularmente, pode despertar o interesse de outras pessoas ou entidades que podem querer estabelecer parcerias consigo. Se tem um determinado número de seguidores, pode disponibilizar produtos e serviços que dêem resposta às suas necessidades específicas. Esta indústria tende a crescer cada vez mais no futuro, o que significa que surgirão diversas oportunidades se trabalhar para isso.


6. Não precisa de conhecimentos especiais


Se pensa que para ter um blog, precisa de conhecimentos a nível de programação ou de design, desengane-se. Não precisa de ter grandes habilidades a nível de programação ou de escrita para ter um blog de sucesso. Uma das razões de sucesso dos blogs nos últimos anos é mesmo o facto de estar ao alcance de qualquer um, independentemente da sua formação. A internet está cheia de guias passo a passo para começar um blog e o mais difícil, será provavelmente escolher o tema que vai abordar.


Espero que este artigo sirva de encorajamento para se lançar neste mundo dos blogs. Vai dar algum trabalho mas certamente será algo que lhe dará também imenso prazer!

0 comentários:

Enviar um comentário